YOGA TRANSPESSOAL


“Junte a compreensão do Oriente e o saber do Ocidente, e em seguida, busque”
Gurdjieff

Yoga Uma ciência milenar com origem no Oriente, que fornece ao praticante ferramentas que o ajudem a alcançar felicidade e bem-estar, podendo-o conduzir à sua autorealização. O Yoga é uma ciência ao serviço da evolução humana, sendo passada de geração em geração desde há milénios. Ajuda o praticante a colocar em prática novas rotinas, mais alinhadas com seu bem-estar integral. Equilibrando diferentes dimensões (física, mental, emocional e energética), o aspirante caminha em direção ao seu potencial mais elevado.

Transpessoal a quarta força da psicologia, faz a ponte entre os ensinamentos de desenvolvimento humano do Oriente e a investigação do funcionamento da mente do Ocidente. Trata de reconhecer o invisível no visível, a causa no efeito. Tem a fragrância de tornar consciente de forma direta em cada um a sua própria capacidade de transcender obstáculos, sejam eles físicos ou psicoemocionais, integrando partes de si mesmo e expandindo a sua consciência.

Assim, Yoga Transpessoal é como um pássaro. Uma das suas asas (Yoga) reúne e oferece a sabedoria da ciência espiritual do Oriente; a outra (Transpessoal) facilita a base para um entendimento integral directo, através dos fundamentos e fio condutor da psicologia moderna holística e humanista do Ocidente. Yoga é na sua essência Transpessoal, ou seja, está para além da forma da prática ou do método.

COMO É UMA SESSÃO DE YOGA TRANSPESSOAL?

Abordaremos o Yoga através de posturas psicofísicas (asana), exercícios respiratórios (pranayama), técnicas transpessoais de recolhimento, condução e foco da mente (pratyahara, dharana, dhyana), exercícios de som (mantras), técnicas transpessoais de relaxamento (Yoganidra). O trabalho transpessoal ajuda a reconhecer, a cultivar e a nutrir o empoderamento da consciência das raízes e formas de expressão humanas (yamas e nyamas), transcendendo o eu egóico.

O objetivo é Raja Yoga (Yoga da União), onde o corpo físico e psicoemocioal devidamente equilibrados, disciplinados e estabilizados, permitem suster uma consciência expandida e integral, conduzindo ao êxtase, à união com o Universo e Fonte (Samadhi).


“A mente só pode ser conhecida por aquilo que está atrás dela”
Nisargadatta

Artigo “Os 3 Grandes Grupos de Benefícios do Yoga Transpessoal”

Mais informações acerca do Yoga, clique AQUI

Artigos recentes

Os 3 Grandes Grupos de Benefícios do Yoga Transpessoal

lotus
– Benefícios Físicos
– dado o fio condutor desta prática ser a atenção plena (mindfulness), durante o intervalo de tempo que dura a sessão a atenção mantém-se direcionada para o interior do corpo (Pratyahara, recolhimento da atenção/sentidos). Aflora assim um “dar-se conta” aprimorado e ampliado que favorece enormemente o relaxamento físico e a abertura e recetividade celular. Desde esse espaço gerado por uma mente treinada e disciplinada, toda a estrutura física do corpo é trabalhada no sentido de ampliar a flexibilidade, tornar claro o processo respiratório, ampliar o bom funcionamento do sistema imunitário, observar e corrigir a postura, maior consciência de hábitos saudáveis. Palavra Chave: Expansão.

– Benefícios Psicoemocionais – do estado de atenção plena, neste campo deriva naturalmente a possibilidade de desbloquear todo o tipo de tensão inconsciente reprimida, tanto mental como emocional, instalada ao longo do corpo energético. Emoções reprimidas, retroalimentadas e mantidas por tendências comportamentais, tendem a bloquear o fluxo da energia (Prana) pelo corpo, o que eventualmente pode somatizar-se no corpo físico dando origem à doença, o efeito da raíz/causa mais subtil. Desde o olhar desafetado, treina-se a equanimidade perante a subtileza e sacralidade de tudo aquilo que aflore à percepção da mente consciente, sem que haja uma identificação da consciência com a emoção. Daí ocorre espaço para a bolsa emocional ser “atravessada”, sendo reconhecida, aceite, respirada e integrada. Palavra Chave: Libertação.

– Benefícios Intelecto – treinar a mente de forma a superar-se a ela própria, colocando-se em causa, transpondo assim zonas de conforto indo em direção ao novo, ao “por conhecer”. Desenvolve-se um intelecto aberto ao sagrado, neutro, ágil, amplo, claro, lúcido, focado e desimpedido de componentes que moldam a personna (crenças, tendências, padrões). O intelecto treinado e disciplinado neste espaço consciente é o ponto chave desde o qual a componente emocional e física se unem, e dançam a dança da vida em conjunto. Palavra chave: União.

Mahar
Om Shanti

  1. Artigos e Revistas Deixar uma resposta
  2. 9 Dicas Para Cultivar o Presente Deixar uma resposta
  3. TESTEMUNHOS – Terapia Transpessoal Deixar uma resposta
  4. Resistências – a visão Transpessoal Deixar uma resposta
  5. Falta de Rumo na Vida – a abordagem Transpessoal Deixar uma resposta
  6. Lutos e Perdas – a visão Transpessoal Deixar uma resposta
  7. O Perdão – a visão Transpessoal Deixar uma resposta