ॐ
– O termo “Yoga” vem do sânscrito e deriva do termo Yuj que significa “Unir”. Yoga é uma maneira de ver, entender, estar e Ser na Vida, re-unindo de uma forma consciente a dimensão física, mental, emocional e energética do indivíduo em harmonia com o Universo. Yoga opera em causas muitas vezes invisíveis, não apenas em efeitos ou sintomas, servindo de complemento à medicina convencional.
– Yoga é uma prática milenar de origem indiana, e visa orientar o indivíduo para o alcance da plenitude na vida, reconhecendo o seu estado natural de felicidade.
– Yoga é também Transpessoal pois é uma importante ferramenta de auto-conhecimento e consequente desenvolvimento humano e expansão de consciência.
A forma como M. orienta e se partilha nas sessões de Yoga é reflexo da forma como ele integra o trabalho Transpessoal consigo próprio no dia-a-dia. No âmbito do Yoga, a sua abordagem pode ser vista como um ponto convergente entre:
– Hatha Yoga (baseado em respiração, consciência e posturas psicofísicas)
– Bhakti Yoga (a rendição e entrega da personalidade ao divino)
– Karma Yoga (a importância da Ação Consciente)
– Jnana Yoga (a importância de estudar, discernir, compreender e integrar)
– Raja Yoga (observação e disciplina da mente)
– Kriya Yoga ( processo de purificação e transformação através de ferramentas yóguicas)
– Advaita de Shankara (não dualidade).
” O Transpessoal trouxe-me espaço para reestruturação e integração interior, tendo contribuído para que desabrochasse uma presença consciente enraizada, integral, equilibrada e sustentada no momento. O reconhecimento direto da coerência entre o conhecido e o desconhecido, o consciente e o inconsciente, surgiu naturalmente, tendo acrescentado à partilha de Yoga uma via de partilha ressonante, clara, direta e viva na sala de prática. Na sua real dimensão (União), Yoga Transpessoal tem o potencial de conduzir o praticante a um estado profundo de integração do Ser. Mas é ele, na sua individualidade, que tem de se permitir fazer esse caminho, ou seja, de se entregar e mergulhar. Nada nem ninguém exterior a si mesmo o pode fazer por ele, pode apenas acompanhar e orientar. Yoga é na sua essência Transpessoal, pois tem como base aquilo que está para além e antes do aspeto pessoal e conceptual. “
– Jorge Miguel Porfírio (M.)
Namaskar
