O QUE É?

– O termo “Yoga” vem do sânscrito e deriva do termo Yuj que significa “Unir”. Yoga é uma maneira de ver, entender, estar e Ser na Vida, re-unindo de uma forma consciente a dimensão física, mental, emocional e energética do indivíduo em harmonia com o Universo. Yoga opera em causas muitas vezes invisíveis, não apenas em efeitos ou sintomas, servindo de complemento à medicina convencional.
– Yoga é uma prática de origem indiana com mais de 5.000 anos, e visa orientar o indivíduo para o alcance de uma maior plenitude na vida, reconhecendo o seu estado natural de felicidade através de diversas técnicas que conduzem o praticante nesse sentido.
– Yoga é também Transpessoal pois é uma importante ferramenta de auto-conhecimento e consequente desenvolvimento humano e expansão de consciência.

A forma como M. orienta e se partilha nas sessões de Yoga é reflexo da forma como ele integra o trabalho Transpessoal consigo próprio no dia-a-dia. No âmbito do Yoga, a sua abordagem pode ser vista como um ponto convergente entre Hatha Yoga (baseado em respiração, consciência e posturas psicofísicas), Bhakti Yoga (a rendição e entrega da personalidade ao divino), Karma Yoga (a importância da Ação Consciente), Jnana Yoga (a importância de estudar, discernir, compreender e integrar), Raja Yoga (observação e disciplina da mente), Kriya Yoga (o caminho da purificação e transformação através da meditação), Suddha Raja Yoga (integração dos temas profundos na vida desde o Ser, Atman, em direção e comunicação com o Todo,Brahman) e Advaita de Shankara (não dualidade).

” O Transpessoal trouxe integração, tendo contribuído para que desabrochasse uma presença consciente enraizada, integral, equilibrada e sustentada no momento. O reconhecimento direto da coerência entre o conhecido e o desconhecido, o consciente e o inconsciente, surgiu naturalmente, tendo acrescentado à partilha de Yoga uma via de partilha ressonante, clara, direta e viva na sala de prática. Na sua real dimensão (União), Yoga Transpessoal tem o potencial de conduzir o praticante a um estado profundo de integração do Ser. Mas é ele, na sua individualidade, que tem de se permitir fazer esse caminho, ou seja, de se entregar e mergulhar. Nada nem ninguém exterior a si mesmo o pode fazer por ele, pode apenas acompanhar e orientar. Yoga é na sua essência Transpessoal, pois tem como base aquilo que está para além e antes do aspeto pessoal e conceptual. ” – M.

Namaskar

aum
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s